Bentley lança iniciativa digital para torres 5G em parceria com a Visual Intelligence e a portuguesa Aeroprotechnik

Notícias

A Bentley Acceleration Initiatives lançou recentemente o OpenTower iQ, um produto “desenvolvida pela iTwin” para torres de telecomunicação que fornecem visualização 3D, suporte a decisões em tempo real e planeamento preditivo desde o início. O OpenTower iQ é o resultado de uma parceria digital entre a Bentley e a Visual Intelligence, uma empresa de tecnologia de sensores em Houston, Texas, e entre a Aeroprotechnik, uma empresa de engenharia de inspecção aérea em Viseu, Portugal.

A Bentley Acceleration Initiatives é o fundo de investimento estratégico da Bentley Systems, com o objectivo de reunir um eco-sistema de parceiros numa iniciativa digital para acelerar a estratégia go-to-market das soluções em cloud com base na plataforma iTwin da Bentley.

Com o aumento da procura, empresas de torres de telecomunicações procuram soluções completas de engenharia para co-localizar, modificar e manter a infraestrutura para o lançamento do 5G. O OpenTower iQ  “facilita a modificação das torres e a manutenção de modelos precisos, automatizando a produção repetitiva, como modelos as-built, e usando Inteligência Artificial para detectar componentes críticos”.

Estas empresas podem usar o OpenTower iQ para monitorizar a condição das suas torres e obter acesso a dados partilhados e protegidos através de um portal fácil de entender.

A análise de dados fornece estudos sobre custo-benefício para aumentar a eficiência operacional e a garantia de receita. A precisão aprimorada das inspecções em torres e da gestão inteligente de inventário economiza tempo, diminui custos e melhora a segurança.

OpenTower iQ foi projectado para lidar com os diversos portfólios de activos relacionados a operadoras, processando e analisando facilmente milhares de torres de telecomunicação.

Combine Inteligência Artificial e Tecnologias de Drones Patenteadas

Com o objectivo lançar o OpenTower iQ, a Bentley Acceleration Initiatives adquiriu a tecnologia da Aeroprotechnik, uma empresa de engenharia de inspecção aérea especializada em soluções automatizadas de captura e digitalização de activos de dados.

Essa tecnologia integra Inteligência Artificial e recursos de modelagem de realidade que fornecem informações detalhadas sobre as condições actuais do local, ajudando as empresas de torre a acelerar as implementações, melhorar a tomada de decisão e encurtar os ciclos de vendas.

A Bentley Acceleration Initiatives também fechou uma parceria com a Visual Intelligence, cuja tecnologia de drones com sensor duplo patenteada digitaliza infraestruturas físicas com precisão milimétrica para fornecer inteligência de activos 3D e de engenharia de forma confiável.

A Visual Intelligence consegue mapear a área de uma superfície mais mensurável do que métodos aéreos e terrestres alternativos. A sua tecnologia de sensores para drones patenteada tem capacidade de capturar os componentes de uma torre, incluindo parafusos, fios, escadas e outros itens com um alto nível de precisão que não era possível antes.

Agora, com a tecnologia com precisão milimétrica abrangente, uma empresa de telecomunicações pode inspeccionar virtualmente a sua torre, verificar se foi construída correctamente, determinar se a integridade estrutural está intacta e executar cenários de co-localização.

“Até agora, os dados de drones não cumpriram a promessa feita ao sector. Isso ocorreu, em grande parte, devido os sensores de drones em pesquisa não conseguirem recolher dados fielmente exigidos na extracção de informações da torre. A nossa tecnologia de sensor em drones patenteada é a primeira da categoria a recolher informações de torre com precisão milimétrica. Fizemos parceria com a Bentley para utilizar o OpenTower iQ para aplicar essa nova precisão de dados usando gémeos digitais as-built e utilizar IA para automatizar e alcançar novos tipos de informações de torres. Com o OpenTower iQ, conseguimos novas aplicações de dados de drones e aceleramos o valor dos gémeos digitais em empresas de torre em todo o mundo”, disse Ted Miller, fundador e Presidente da Visual Intelligence e ex-presidente e CEO da Crown Castle International (NYSE: CCI).

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.