A Câmara Municipal de Portalegre está a implementar em todo o concelho um novo sistema de iluminação pública com lâmpadas LED, num investimento de 5,7 milhões de euros e conta com a AMNERE Portalegre e a Softinsa/IBM, como parceiros tecnológicos. Este é mais um passo no sentido da constituição de uma smart city.
O foco deste projecto é a Eficiência Energética global do território, que implica a substituição de cerca de 5 846 luminárias em todo o concelho, tendo já avançado a implantação de cerca de 50 % deste total.
A conversão do sistema de iluminação convencional vai permitir a implementação de um sistema de telegestão individualizada e uma poupança energética na ordem dos 78%.
A estratégia da Câmara Municipal de Portalegre Cidade Inteligente estende-se a um conjunto de novas áreas, nomeadamente instalação de sistemas de telecontagem na rede de distribuição de água, controlo e automação de sistemas de rega, entre outras.
Este é um projecto que se encontra a ser implementado pelo consórcio AMNERE Portalegre e cujo sistema tecnológico tem vindo a ser desenvolvido pela Softinsa/IBM.
Numa primeira fase, o principal objetivo passa pela implementação de um sistema de gestão centralizado que permita a redução dos consumos de energia elétrica associados à rede de iluminação pública do concelho.
Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.