A Águas do Norte participou, este mês, num webinar organizado pela União Europeia sobre desenvolvimentos e projectos piloto de Security Operations Control integrados nos projectos CEF e H2020.
Com a utilização do WCSP é possível identificar, proteger, responder e recuperar o ecossistema da Águas do Norte, por meio da criação de um centro de operações de segurança com base nas plataformas de gestão de incidentes e inteligência cibernética artificial, de modo a conseguir monitorizar todo o sistema digital, identificando e adaptando-se continuamente às ameaças cibernéticas mais evoluídas.
A implementação do projecto “tem contribuído para melhorar a capacidade de resposta do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, gerido pela Águas do Norte, e assegurar o fornecimento das informações relevantes para as partes interessadas em segurança cibernética”, diz a AdN.
Este projecto é co-financiado pela União Europeia no âmbito da candidatura ao programa Connecting Europe Facility – Telecom apresentada pela Águas do Norte, e tem como objectivo fundamental o desenvolvimento de capacidades operacionais na área da cibersegurança e na implementação da Directiva Comunitária relativa à Segurança das Redes e dos Sistemas de Informação.
A Águas do Norte foi convidada a apresentar o estado do seu projecto Water Cyber Security Plan (WCSP), visando a partilha de vários projectos europeus, e com o objectivo de apoiar o intercâmbio de conhecimentos sobre desenvolvimentos recentes e futuros de SOC entre os beneficiários, a Comissão Europeia, a European Union Agency for Cybersecurity (ENISA) e o HaDEA.
Pretende-se dessa forma encontrar sinergias e maximizar o impacto dos projectos, reunindo políticas e práticas com um enfoque específico no desenvolvimento e estabelecimento de SOCs europeus incluídos como uma prioridade na Estratégia de Cibersegurança da UE para a Década Digital.
A Águas do Norte integra o Grupo AdP – Águas de Portugal e iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais em 63 Municípios que integram este sistema.
Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, que envolve 8 Municípios da região, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.
Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.
pub