Num mundo novo, pós-pandémico, influenciado por desafios económicos e demográficos e impulsionado por transições verdes e digitais, o que é que o futuro reserva para a segurança e saúde no trabalho (SST)?
A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) organizou hoje um simpósio em linha para assinalar o lançamento do novo Quadro Estratégico da Comissão Europeia, destinado a melhorar a protecção dos trabalhadores e assegurar que a SST acompanhe os desafios em rápida evolução que se colocam aos locais de trabalho na Europa.
Ser saudável no trabalho não tem apenas a ver com o estado físico, tem também a ver com a nossa saúde mental e bem-estar.
O novo quadro antecipa e gere a mudança, dadas as transformações fundamentais em torno da digitalização, teletrabalho, trabalho em plataforma, inteligência artificial e a agenda verde. A prevenção é outra prioridade chave do quadro, algo que sempre esteve no centro do trabalho da EU-OSHA.
Uma coisa que a pandemia deixou clara são as desigualdades que ainda existem na Europa: certos grupos de trabalhadores são particularmente vulneráveis aos riscos de saúde e económicos, e isto deve ser abordado para proteger serviços essenciais como os cuidados de saúde e a produção de alimentos.
Esta desigualdade é visível não só nos locais de trabalho, mas também no contexto social mais vasto.
Estes valores sustentam o novo quadro estratégico e a realização dos seus objectivos depende das acções das instituições da UE, dos Estados Membros e dos parceiros sociais, cujos representantes fornecem as suas perspectivas de implementação do quadro no painel interactivo do simpósio.
Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.