A Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto apostou num novo data center, fornecido pela Maxiglobal. Com esta aposta a organização aumentou os níveis de segurança e resiliência, nomeadamente em situações de desastres naturais ou problemas inesperados.
“Na verdade, o que nós tínhamos era uma sala de servidores, nem podíamos dizer que era um verdadeiro data center. Era um espaço que tinha demasiado movimento e um acesso muito facilitado”, revela João Veríssimo, Técnico de Informática da Lipor. Com a implementação desta solução, “os níveis de segurança da infraestrutura aumentaram exponencialmente, devido aos sistemas de controlo de acessos e de vigilância por CCTV”.
A Lipor também viu reforçada a sua confiança relativamente a desastres naturais e problemas inesperados. “O anterior espaço estava exposto a quem entrasse e não tínhamos qualquer sistema de detecção e extinção de incêndios, apenas dispúnhamos de um extintor à porta da sala”, conta-nos João Veríssimo. “Neste momento pode acontecer qualquer coisa, por exemplo inundações, que o data center não é afectado. Sentimo-nos seguros a nível de controlo de acessos, de incêndios e de desastres naturais”, acrescenta.
Escalabilidade e redundância
O ModSecur Micro Datacenter é um sistema autónomo e completo que inclui climatização, sistema de detecção e extinção de incêndios, segurança física e lógica, UPS e ainda um sistema de gestão DCIM (ModSecur® EMS) que permite a monitorização remota da infraestrutura em tempo real.
A solução implementada apresenta sistemas redundantes de climatização e energia (UPS), assegurando assim a disponibilidade, continuidade e resiliência da infraestrutura. Para João Veríssimo, esta é uma solução “segura, robusta e inovadora”.
O ModSecur Micro Datacenter é totalmente nacional e com certificação IP65 e IK10.
A reestruturação do data center trouxe maior tranquilidade à equipa da Lipor. “Valorizamos muito a monitorização em tempo real do data center, pois permite-nos saber a cada momento o que se passa, tornando o nosso trabalho mais eficiente”, conclui.
Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.