OVHcloud sublinha esforços de resposta aos impactos de incêndio em data center

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A OVHCloud, empresa que ontem viu dois dos seus data center em França serem consumidos pelas chamas, avançou hoje com novas medidas de combate aos impactos desta situação.

A empresa implementou um escritório temporário no local, foi reforçado o pessoal nas instalações de produção francesas (Croix) com voluntário internos, de forma a gerir o plano de produção actual, bem como a carga de trabalho suplementar causada pelo incidente. A produção de servidores será realizada em horário de trabalho alargado e durante o fim-de-semana.

A empresa começou também a oferecer uma infra-estrutura de subsituição – servidores dedicados, cloud privada e cloud pública – nos data centers de Roubaix e Gravelines.

O data center localiza-se no Port du Rhin é uma vasta zona industrial cujo centro está a ser revitalizado com casas modernas, murais coloridos e espaços culturais em fábricas abandonadas. Foto: SDIS du Bas-Rhin

Está ainda prevista a implementação de linhas de montagem adicionais nas próximas 48 horas para triplicar a capacidade de produção.

Hoje foi feito um diagnóstico e inventário, limpeza e reparação dos edifícios danificados está em curso, foi feita a limpeza da espuma e aspiração da água na rua, bem como a aspiração do reservatório de água.

Praticamente todo o data center SBG2 tem de ser reconstruído. Já o 1 ficou gravemente danificado. A sala de rede SBG1 – conservada na sequência da verificação preliminar ETA no início da próxima semana. A ETA provisória para a electricidade será na segunda-feira dia 15 de Março. Nos dias seguintes, os servidores serão activados depois de auditoria.

Os serviços de emergência do Bas-Rhin enviaram 115 bombeiros e 44 máquinas, incluindo seis canhões e duas escadas. As instalações encontram-se praticamente na fronteira francesa, e outros recursos foram mobilizados através da fronteira na Alemanha. Um barco bomba franco-alemão, transportando uma tripulação alemã, ajudou a apagar o fogo, tirando água directamente do rio Reno. Foto: SDIS du Bas-Rhin

No edifício 4 a verificação preliminar não revelou nenhum problema. O objectivo é restabelecer a eletricidade durante a semana 12 e restabelecer gradualmente todos os serviços. O edifício 3 não foi atingido. Porém, também neste edifício o objectivo é restabelecer a corrente eléctrica e a rede durante a semana 12 e restaurar progressivamente os serviços.

Segundo a empresa, todas as ligações “fibras” de entrada no datacenter estão a funcionar correctamente.

As três prioridades da empresa são:

  1. Reservar infraestruturas nos outros datacenters para os clientes afectados: Nas próximas semanas, reforçar ainda mais a disponibilidade nestes datacenters com a produção de cerca de 10 000 novos servidores.
  2. Proteger o local, ao qual já tem acesso, limpá-lo e restabelecer a electricidade e a rede para os três datacenters afectados.
  3. Continuar a avaliar com os clientes o impacto nos seus serviços situados nos datacenters em causa, de forma a encontrar as melhores soluções.
     

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Resumo dos acontecimentos:

  • Na quarta-feira 10 de março de 2021, às 00:47 (hora de Paris), ocorreu um incêndio numa sala de um dos quatro datacenters da OVHcloud situados em Estrasburgo (chamado SBG2). 
  • O incêndio foi controlado no início da manhã.
  • Não há feridos a lamentar.
  • O incêndio destruiu principalmente o datacenter SBG2 e danificou parcialmente o datacenter SBG1 (4 em 12 salas destruídas). Os outros dois datacenters da OVHcloud em Estrasburgo não foram afectados pelo fogo e os servidores SBG3 e SBG4 estão actualmente desligados, não tendo sofrido qualquer dano.
  • O local não é objecto de uma classificação Seveso. 
  • A origem deste incêndio está a ser analisada e foi lançado um procedimento de investigação por parte das autoridades.

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