A OVHCloud, empresa que ontem viu dois dos seus data center em França serem consumidos pelas chamas, avançou hoje com novas medidas de combate aos impactos desta situação.
A empresa implementou um escritório temporário no local, foi reforçado o pessoal nas instalações de produção francesas (Croix) com voluntário internos, de forma a gerir o plano de produção actual, bem como a carga de trabalho suplementar causada pelo incidente. A produção de servidores será realizada em horário de trabalho alargado e durante o fim-de-semana.
A empresa começou também a oferecer uma infra-estrutura de subsituição – servidores dedicados, cloud privada e cloud pública – nos data centers de Roubaix e Gravelines.
Está ainda prevista a implementação de linhas de montagem adicionais nas próximas 48 horas para triplicar a capacidade de produção.
Hoje foi feito um diagnóstico e inventário, limpeza e reparação dos edifícios danificados está em curso, foi feita a limpeza da espuma e aspiração da água na rua, bem como a aspiração do reservatório de água.
Praticamente todo o data center SBG2 tem de ser reconstruído. Já o 1 ficou gravemente danificado. A sala de rede SBG1 – conservada na sequência da verificação preliminar ETA no início da próxima semana. A ETA provisória para a electricidade será na segunda-feira dia 15 de Março. Nos dias seguintes, os servidores serão activados depois de auditoria.
No edifício 4 a verificação preliminar não revelou nenhum problema. O objectivo é restabelecer a eletricidade durante a semana 12 e restabelecer gradualmente todos os serviços. O edifício 3 não foi atingido. Porém, também neste edifício o objectivo é restabelecer a corrente eléctrica e a rede durante a semana 12 e restaurar progressivamente os serviços.
Segundo a empresa, todas as ligações “fibras” de entrada no datacenter estão a funcionar correctamente.
As três prioridades da empresa são:
- Reservar infraestruturas nos outros datacenters para os clientes afectados: Nas próximas semanas, reforçar ainda mais a disponibilidade nestes datacenters com a produção de cerca de 10 000 novos servidores.
- Proteger o local, ao qual já tem acesso, limpá-lo e restabelecer a electricidade e a rede para os três datacenters afectados.
- Continuar a avaliar com os clientes o impacto nos seus serviços situados nos datacenters em causa, de forma a encontrar as melhores soluções.
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Resumo dos acontecimentos:
- Na quarta-feira 10 de março de 2021, às 00:47 (hora de Paris), ocorreu um incêndio numa sala de um dos quatro datacenters da OVHcloud situados em Estrasburgo (chamado SBG2).
- O incêndio foi controlado no início da manhã.
- Não há feridos a lamentar.
- O incêndio destruiu principalmente o datacenter SBG2 e danificou parcialmente o datacenter SBG1 (4 em 12 salas destruídas). Os outros dois datacenters da OVHcloud em Estrasburgo não foram afectados pelo fogo e os servidores SBG3 e SBG4 estão actualmente desligados, não tendo sofrido qualquer dano.
- O local não é objecto de uma classificação Seveso.
- A origem deste incêndio está a ser analisada e foi lançado um procedimento de investigação por parte das autoridades.
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