A nova garrafa da Casa Ferreira – Barca Velha, da Sogrape Vinhos, conta com uma nova solução de segurança anti-fraude. O dispositivo foi desenvolvido pelo Instituto Nacional Casa da Moeda (INCM).
Devido às tentativas de contrafacção, a empresa apostou numa “solução inovadora para assegurar a autenticidade” do produto, diz fonte da empresa ao “Negócios”.
Como afirma, “o selo desenvolvido pela INCM está colocado sobre a cápsula e o vidro, no gargalo da garrafa” e “combina um conjunto de tecnologias que podem facilmente atestar a sua autenticidade com um leitor de QR Code/código de barras”.
O selo combina várias tecnologias na defesa da marca, entre elas o UniQode, um código identificador único que pode ser lido por qualquer smartphone, uma patente mundial da INCM em conjunto com a Universidade de Coimbra.
O UniCode, desenvolvido há cerca de dois anos, combina três tecnologias: glitter, hologramas e um código gráfico impresso. Este identificador único proporciona ainda uma vasta gama de variações estéticas e de design face aos MRC actuais, podendo ser aplicado em diversos bens e produtos de elevado valor e qualidade, por isso mais sujeitos à falsificação e contrafacção. O sistema UniQode foi aplicado aos selos fiscais do tabaco também. A tecnologia foi desenvolvida no Instituto de Sistemas e Robótica de Coimbra.