A NEC Corporation e a SITA acabam de anunciar uma parceria global para desenvolver soluçõesque permitam uma experiência de viagem segura e sem paragens, nos aeroportos, tirando partido da plataforma de gestão de identidade I:Delight da NEC em conjunto com as soluções SITA Smart Path e a SITA Flex.
Esta parceria surge numa altura em que os aeroportos e as companhias aéreas procuram cada vez mais o tratamento automatizado e com reduzido contacto físico por parte dos passageiros, de modo a cumprir os novos requisitos de higiene que surgiram em consequência da pandemia global da COVID-19, em conformidade com as recomendações do Airports Council International e da IATA.
Através desta parceria, a SITA e a NEC vão dar a conhecer o potencial das soluções de processamento de passageiros de próxima geração, tornando uma realidade os processos aeroportuários baseados em dispositivos móveis e sem toque. Isto permitirá aos passageiros utilizar a sua identidade digital no seu telemóvel sempre que viajarem e em cada etapa da viagem. Os passageiros vão utilizar a sua identidade biométrica para fazer o check-in, realizar pagamentos, entregar a bagagem, bem como para passar pela segurança, imigração e embarque, bastando para isso fazer o rastreio digital do seu rosto em cada etapa da viagem. Os pontos-chave de controlo vão fazer o reconhecimento automático do passageiro, permitindo realizar passos como a entrega de bagagem ou o embarque sem qualquer esforço.
As duas empresas vão colaborar para desenvolver esta solução, utilizando a presença global de ambas no mercado e a combinação de tecnologia para plataformas de uso comum e soluções de Inteligência Artificial (IA).