A HEDNO (Hellenic Electricity Distribution Network Operator), empresa operadora da rede de distribuição de energia da Grécia, adjudicou à Efacec a substituição dos centros de comando das regiões Macedónia-Trácia, Grécia Central, Épiro e Peloponeso.
A tecnologia concebida pela Efacec vai permitir o controlo de quase a totalidade da rede de distribuição de alta e média tensão do país (315 subestações e 165 mil subestações secundárias), contemplando cerca de 7,5 milhões de clientes e gerando um impacto positivo junto de uma população de cerca de 10 milhões de pessoas.
O projeto surge no contexto de dois trabalhos bem-sucedidos desenvolvidos pela Efacec ao longo dos últimos anos, nomeadamente na região de Ática e na região das ilhas gregas. Estes projetos permitiram o reforço da presença da empresa portuguesa neste país europeu.
A concretização destes centros de comando e controlo tem por base a plataforma ScateX# da Efacec, “um software que resulta de mais de 30 anos de experiência na área de automação de redes elétricas, culminando num produto flexível facilmente adaptável às necessidades de cada cliente e comercializado com diferentes configurações em modelo chave-na-mão”., refere a empresa.
Com uma “arquitetura moderna orientada para cibersegurança, na configuração direccionada para redes de distribuição de energia eléctrica, o ScateX# ADMS combina numa única plataforma funcionalidades de operação em tempo real, analítica baseada em algoritmos avançados de cálculo eléctrico e gestão de incidentes e trabalhos planeados”. Esta plataforma “proporciona uma experiência única ao utilizador, permitindo a condução da rede eléctrica, com máxima segurança e elevado retorno de investimento”.
A Efacec está presente em mercados estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, Ásia, Médio Oriente, Magrebe e África Subsariana.