Quando um acidente acontece, cada segundo conta. Quanto mais rápido os motociclistas recebem assistência, maiores são as suas hipóteses de sobrevivência. O risco de morrer num acidente de mota ainda é 20 vezes maior do que em veículos de quatro rodas.
Isto levou a Bosch a desenvolver o Help Connect, um sistema de chamadas de emergência conectado digitalmente, para veículos motorizados de duas rodas, que acelera o processo de resgate.
“O Help Connect adiciona um anjo da guarda digital ao amplo portfólio de sistemas de segurança da Bosch para motociclos”, explica Harald Kroeger, Membro do conselho de administração da Bosch.
O sistema de chamada de emergência conectado digitalmente usa um algoritmo de colisão inteligente, instalado na unidade do sensor inercial do veículo, para detectar acidentes.
Através de uma aplicação para smartphone, o Help Connect transmite informações sobre o local do acidente e sobre o condutor para o Centro de Assistência Bosch e daí para os serviços de emergência, ajudando a encontrar a vítima mais rapidamente. Uma mensagem automática deste tipo pode reduzir o tempo necessário para que os serviços de emergência cheguem ao local em metade do tempo (fonte: Projecto da UE Harmonized eCall European Deployment, I_HeERO).
O Help Connect baseia-se em informações do controlo de estabilidade Bosch MSC instalado no motociclo e, mais especificamente, na sua unidade de sensor inercial.
A um ritmo de cem vezes por segundo, este sensor integrado mede a aceleração e a velocidade angular, ou seja, a rapidez com que a posição angular de um objecto muda com o tempo. O sensor pode assim calcular com precisão a posição actual do motociclo e o ângulo de inclinação. Além disso, o algoritmo de colisão integrado permite que o sensor detecte automaticamente se o motociclo esteve envolvido num acidente ou se sofreu uma queda ao estacionar.
O serviço de chamada de emergência estará inicialmente disponível para clientes na Alemanha. Os utilizadores poderão comunicar com o Bosch Service Center em alemão ou inglês a partir de qualquer país europeu. Se o acidente for grave e o piloto não responder, os serviços de emergência são imediatamente direccionados ao local. Como os smartphones geralmente são transportados junto ao corpo, os passageiros que sofreram um acidente podem ser localizados rapidamente, mesmo que tenham sido projectados do veículo durante o acidente.