A Minsait, uma empresa da Indra, aumentou a segurança e agilidade no levantamento de dinheiro em caixas automáticas com a TAPP, uma solução que combina os canais de banca e self-service para disponibilizar o dinheiro solicitado pelos clientes das entidades financeiras, em menos de cinco segundos e sem qualquer contacto físico com o dispositivo electrónico.
Trata-se de uma solução para ajudar a sociedade e empresas a reduzir o risco de contágio por doenças infecciosas – como a COVID-19 – e a aumentar os padrões de segurança nas operações diárias com os bancos.
A operação é realizada mediante uma transacção de banca móvel, muito antes do indivíduo se dirigir à caixa automática (é até possível fazer uma reserva de dinheiro num determinado TAPP). Uma vez registada a quantia desejada e seleccionada a TAPP mais próxima, o utilizador só tem de deslocar à caixa automática quando lhe for mais conveniente, aproximar o código QR ou NFC recebido no seu telemóvel, e receber rapidamente o dinheiro. A confirmação da transacção e o respectivo recibo são enviados para o telemóvel.
“A segurança, tanto do ponto de vista do contacto físico como para impedir o roubo de palavras-passe, é garantida a 100%”, diz a empresa. Todo o processo é realizado através da aplicação móvel, de forma a que o utilizador não precise de interagir com a caixa automática. Também não existem elementos hardware vulneráveis a ataques, como o leitor de cartões ou terminais PIN Pad.
Outras operações que podem ser realizadas através da TAPP são a compra de divisas e todas as operações relacionadas com a execução de transacções previamente autorizadas, como pagamento de pensões e subsídios, bolsas de estudos, microcréditos ou ordens bancárias.
Mais económico e sustentável
“A TAPP é a experiência de dispensa de dinheiro mais segura, rápida e fácil, mas também a mais económica do mercado, uma vez que o custo total de propriedade é até 50% menor que o de uma caixa automática tradicional”, destaca a empresa.