A empresa portuguesa CM Socks recebeu um prémio internacional em Cuba com a meia Prevent Sprain. A meia portuguesa que ajuda na recuperação e prevenção de entorses está patenteada em 143 países e alcançou a medalha de ouro na categoria inovação da Feira Internacional de Havana.
A importância de intervir na prevenção da entorse do tornozelo é sustentada pelos estudos que colocam este tipo de lesão como o mais frequente em vários desportos colectivos, individuais e em populações não atletas, podendo representar 80 a 100% de todas as lesões nesta região anatómica em alguns desportos.
A orientação específica das bandas de tensão contrariam o mecanismo de lesão, favorecendo a posição neutra articular. Diferentes pressões e elasticidades estimulam receptores sensoriais cutâneos, aumentando
assim a informação ao sistema nervoso central, facilitando a activação muscular dos músculos que controlam activamente o mecanismo de lesão.
A meia foi desenvolvida por Diogo Silva e Alexandre Lopes, Fisioterapeutas, Docentes no Ensino Superior e Investigadores (ESS – P. Porto e CEMAH).