Roadshow da Contera leva novidades ao mercado nacional

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Porto, Lisboa e Faro foram as cidades escolhidas pela Contera para apresentação das mais recentes novidades para residências, parques, retalho, viaturas e AI (perímetro e reconhecimento facial). Pedro Vidigal, sales manager da empresa, falou com a Security Magazine, em Lisboa, sobre as novidades mais recentes.

Duas vezes por ano, a Contera apresenta aos seus clientes as mais recentes novidades ao nível da segurança electrónica. “Normalmente realizamos os roadshows com as nossas principais marcas”, comenta Pedro Vidigal, sales manager da empresa. Nesta edição, que decorreu no Porto, Lisboa e Faro, a empresa escolheu as suas quatro marcas principais – Ajax, Dahua, Inim e Nibble.



Durante o evento, foi apresentada a nova central Inim SOL e a Previdia endereçável integrada com iluminação de emergência e evacuação por voz, assim como os novos produtos da Nibble e a PIR CAM e HUB2 da Ajax. “Fomos a primeira empresa a nível ibérico a apresentar a PIR CAM da Ajax”, salienta Pedro Vidigal.

O responsável da empresa considera este tipo de iniciativas essencial para o mercado. “A tecnologia tem evoluído a um ritmo alucinante e a segurança não foge à regra”, diz, acrescentando que “as pessoas percebem que é fundamental estarem a par das novidades e, pelo facto de focarmos este evento muito nas novidades, muitas pessoas sentem-se quase na obrigação de estar presentes”.

Com uma adesão muito acima do expectável, Pedro Vidigal mostra-se satisfeito com o resultado final. “Correu muito acima das nossas expectativas. Tivemos uma adesão muito grande e recebemos tanto os responsáveis de empresas, como técnicos e responsáveis de compras que vieram para conhecer os novos produtos”.

Formação é fundamental

Numa área em constante mudança, com as grandes marcas a investirem consideravelmente, Pedro Vidigal acredita que nesta área a formação é fundamental. “As pessoas começam a ver a formação como um investimento e sentem-se já na obrigação e responsabilidade de conhecerem tudo o que é novo, o que é muito bom”. Além disso, aponta que “é muito importante para o nosso cliente explicar ao cliente final as soluções existentes no mercado e mostrar-lhe a sua evolução, de forma a ter o melhor retorno possível”.

A Contera apresenta-se ao mercado com uma estratégia clara de “ter uma ou duas marcas por área – intrusão, intrusão via rádio e incêndio”. Pedro Vidigal explica que “o mercado é muito exigente a nível técnico, sendo impossível estar a par de tudo e da complexidade de todas as marcas existentes”. Como acrescenta, hoje, “as marcas crescem muito rápido e é fundamental saber apresenta-las ao mercado rapidamente”. A somar a tudo isto,  destaca a questão do stock. “É muito difícil num mercado com a dimensão do nacional ter stock de quatro ou cinco marcas diferentes”. Neste sentido, não tem dúvidas em referir que “para prestar um bom serviço temos de focar-nos em uma ou duas marcas de cada área”.



Seguindo esta estratégia, na empresa “todos conhecem o que estão a vender, têm confiança no que estão a vender e sabem que têm stock e apoio técnico para qualquer eventualidade. Além disso, sempre que há uma inovação de uma marca, conseguimos rapidamente adaptarmo-nos”.

Estratégia firme

Fundada em 1962, a Contera introduziu em Portugal o conceito de distribuição colectiva de sinais de televisão para edifícios habitacionais. Ao longo dos anos, diversificou a sua actividade, tendo apostado em áreas como videoporteiros, TV satélite, domótica, V Sat e segurança.

A área da segurança electrónica chegou à empresa há cerca de 15 anos. “Sempre tivemos uma estratégia muito firme. Procuramos ter poucas marcas mas as melhores e um foco total nas marcas a nível técnico e de stock”, conta. A aposta tem “trazido enormes benefícios, quer ao nível de acompanhamento ao cliente, quer ao nível de serviço”. “O mercado tem reconhecido o nosso posicionamento e as coisas têm corrido muito bem”, afirma.

A empresa conta hoje com duas delegações, localizadas em Lisboa e no Porto, e uma equipa de 25 pessoas, com uma forte aposta na componente comercial. Além disso, dispõe de um centro logístico na Abrunheira, Sintra, que abastece todo o país (Portugal Continental e Ilhas). “Prestar um serviço rápido ao cliente é fundamental para a nossa operação”, justifica. Como sublinha, “o nosso cliente preocupa-se muito com a logística e em ter o produto em 24h”. Neste sentido, actualmente, 98% das encomendas processadas até às 17h são despachadas em 24h.

Quanto a novos investimentos, Pedro Vidigal, salienta que em termos de marcas verifica-se muita estabilidade. A aposta passa por “melhorar cada vez mais o serviço ao cliente”. Além disso, a empresa prepara um novo site com vendas online e com serviço após-venda. “Ficará online ainda este ano e estará totalmente integrado com o programa de facturação e logística”, refere. Com esta aposta, a equipa comercial ficará mais liberta para prestar apoio comercial e formação aos cliente.

Em jeito de conclusão, Pedro Vidigal destaca que para a Contera “é fundamental a relação pessoal com as empresas e a parte tecnológica. Temos de sentir que a empresa está no mesmo patamar que a Contera, ou seja, que está a crescer e a investir”.