Altran e Vodafone Portugal celebram parceria para desenvolver projectos de Artificial Intelligence

Notícias

A Altran, dedicada à consultoria de engenharia e R&D, estabeleceu uma parceria com a Vodafone Portugal para co-desenvolver a área de Artificial Intelligence (AI) e Data Science, com o objectivo de criar eficiência operacional e melhorar a experiência dos clientes do operador. A parceria arranca neste mês de Setembro e prevê aumentar as competências e know-how das duas empresas em AI.

Esta parceria reforça uma colaboração iniciada entre as duas empresas em 2014, nas áreas de qualidade de serviço e de experiência de clientes empresariais e particulares. Este acordo visa alargar os benefícios já obtidos nas áreas anteriormente mencionadas, através da criação de uma prática centralizada de AI, com incidência em Cloud, Machine Learning e Automation.

De acordo com Bruno Casadinho, COO da Altran Portugal: “A transversalidade do AI & Data Science é total, a todos os sectores da nossa economia, público ou privado. E esta transversalidade representa uma enorme oportunidade para todos, mas requer um mind-set de colaboração, pois será preciso co-criar, co-desenvolver e co-investir, de forma a exponenciarmos o retorno destas áreas para as organizações. Nunca houve condições tecnológicas tão favoráveis para se explorar o AI & Data Science como agora. Os dados digitais disponíveis aumentam exponencialmente todos os dias, a capacidade de processamento ao nosso dispor na cloud dá-nos a flexibilidade e velocidade de crescimento outrora inexistente em soluções on-premisses e, por fim, contamos ainda com uma infra-estrutura de conectividade extremamente evoluída, quer no fixo e móvel.”

“A Vodafone Portugal tem duas grandes obsessões diárias: a inovação e o cliente. Em tudo o que fazemos, seja no desenho de soluções novas ou na qualidade da rede móvel e fixa, o Cliente é sempre o nosso foco principal. Esta parceira com a Altran representa uma oportunidade para a Vodafone trabalhar e desenvolver uses cases inovadores que tornem o nosso serviço cada vez mais eficiente, nomeadamente na deteção de forma mais célere de problemas, bem como na antecipação de eventuais anomalias”, afirma João Nascimento, CTO da Vodafone Portugal.

Bruno Casadinho, conclui, acrescentando: “É neste contexto, que a Altran decidiu abrir o seu Tessela, World Class Center de Analytics em Portugal e estabelecer esta parceria estratégica com a Vodafone Portugal. Este acordo, resulta da relação de confiança, iniciada em 2014 com o desenvolvimento dos primeiros projetos de colaboração em Advanced Analytics.  Assumimos o futuro com a mesma responsabilidade, e com o compromisso redobrado, na criação de valor para a Vodafone e os seus clientes.”