A CTAIMA está empenhada em reforçar a sua presença no mercado português. Miquel Gubert, director comercial e de marketing, avançou à Security Magazine que a empresa irá constituir uma equipa de três pessoas (um comercial e dois técnicos) e apostar num escritório em Portugal.
“Há cinco ou seis anos que trabalhamos o mercado português, através de empresas que estão em Espanha e que nos contratam para o mesmo serviço em Portugal”, esclareceu o responsável durante o CTAIMA Open Day, em Lisboa, primeiro evento da empresa tecnológica espanhola no mercado nacional. Como sublinhou, “no ano passado optámos por fazer uma aposta activa para estarmos de forma mais directa no mercado português. Percebemos que o mercado evoluiu, as empresas estão mais conscientes das necessidades dos nossos serviços e as administrações estão mais atentas às inspecções e sanções, sendo que o nosso software vai ao encontro das empresas que não têm suficientemente bem organizado este tipo de serviço”.
A primeira acção realizada pela empresa passou pelo investimento no marketing, através da aposta numa empresa de Lisboa. Posteriormente, decidiu desenvolver o evento CTAIMA Open Day. Quanto aos próximos passo, “iremos continuar a desenvolver a nossa actividade, teremos pessoal e um escritório próprio e projectos de implementação bastante grandes nos próximos meses”, avançou.
O responsável acredita que entre Portugal e Espanha, a grande diferença reside na dimensão das empresas. “Em Espanha o mercado está mais repartido e não tão concentrado em 50 ou 100 empresas como em Portugal”, salientou.
O anúncio da entrada da CTAIMA Outsourcing & Consulting em Portugal aconteceu no passado mês de Maio. A consultora espanhola, de base tecnológica, desenvolve soluções informáticas e oferece serviços de digitalização de processos destinados ao cumprimento das empresas em prevenção de riscos laborais, meio ambiente, qualidade e segurança industrial.
Entre os serviços que disponibiliza ao mercado nacional destaca-se o software próprio CTAIMACAE.NET para coordenação de actividades empresariais entre empresas e prestadores de serviços. O serviço de gestão documental CTAIMACAE.net consiste numa “ferramenta inteligente que permite uma gestão rápida e de acordo com os requisitos legais aplicáveis – conforme estão definidos nas directivas da UE relativas à saúde e segurança ocupacional e nas legislações nacionais – relativos ao desenvolvimento de actividades profissionais no local de trabalho”. Esta ferramenta permite verificar o cumprimento dos requisitos documentados antes da execução do trabalho, anexando os ficheiros necessários para avaliação e alteração. o CTAIMACAE é uma ferramenta que vem simplificar a gestão de empresas externas e “dá a garantia do cumprimento legal da sua empresa e a segurança dos seus colaboradores”, aponta a organização. O software gere actualmente um milhão de trabalhadores em todo e mundo e em Portugal tem mais de 20 clientes dos principais sectores económicos.
Além do CTAIMACAE, dedicado à segurança e saúde dos trabalhadores, o grupo conta ainda com o CTAIMALEGAL (legal & compliance), Outsourcing de Gestão Documental, CTAIMA TECH (tecnologia ao serviço da prevenção) e o Happy & Healthy Institute.
Actualmente, a empresa tem escritórios em Catalunha, Madrid e Bilbau e conta com consultores e softwares SAAS disponibilizados em nove países (Portugal, Espanha, Andorra, Chile, Costa Rica, Argélia, Alemanha, Itália e Reino Unido), sendo que os seus softwares estão em funcionamento em seis idiomas. Neste momento, o grupo conta com uma equipa de 140 pessoas, tendo como clientes empresas da área alimentar, automóvel, aeronáutica, construção, energia, meio ambiente, farmacêutica, engenharia, manutenção, turismo, entre outras. A título de exemplo, conta com clientes e projectos desenvolvidos em empresas como a EDP, Puratos, Schneider Electric, Grifols, Toyota, Audi, Continental, Mahle, Praxair, Johnson Controls, Nestlé, entre outras.