Rumos tem Pós-Graduação em Direcção de Segurança da Informação, Intelligence e Cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Ensino Notícias

A Rumos, marca de formação e consultoria, tem agora na sua oferta formativa a nova Pós-graduação Direcção de Segurança da Informação, Intelligence e Cibersegurança em parceria com a Lisbon Business & Government School e o CESICP – Centro de Estudos de Segurança da Informação, Cibersegurança e Privacidade.

Num mundo cada vez mais digital e conectado por tecnologias IoT, as organizações estão hoje mais sujeitas a ciberataques, tornando essencial a aposta em cibersegurança com capacidade para as proteger dos ataques mais comuns aos mais sofisticados.

As notícias frequentes de ciberataques a instituições reforçam a questão de que um ataque já não é mais uma questão de se, mas sim de quando. O sucesso das organizações fica assim dependente da sua capacidade de resposta e de minimização dos riscos e das ameaças quando estes incidentes acontecerem.

Esta pós-graduação tem uma carga horária de 240 horas e, segundo a empresa, garante uma tripla certificação: Executive Master em Direção de Segurança da Informação, Intelligence e Cibersegurança (60 ECTS), Diploma Avançado em Direcção de Cibersegurança (40 ECTS) e Certificado de Especialização em Segurança da Informação (20 ECTS).

Com a coordenação científica de Pedro Machado, Director de topo do Grupo Ageas Portugal, esta formação oferece uma aprendizagem e compreensão dos principais conceitos, metodologias e tecnologias relacionadas com a cibersegurança e a privacidade, e também dos métodos de gestão e liderança mais modernos para uma performance de alto nível. Serão abordados conceitos de criptografia, segurança de rede, segurança de software e hardware e medidas de segurança operacional, bem como as competências analíticas e de prevenção de ameaças, ataques e defesa mais adequados e utilizados em cibersegurança na actualidade.

O curso visa ainda desenvolver competências e capacidade para avaliar requisitos de segurança e tomar decisões informadas sobre o controlo de segurança necessários, contando com o apoio dos parceiros GNS – Gabinete Nacional de Segurança, CNCS – Centro Nacional de Cibersegurança, EDPS – European Data Protection Supervisor, e AEPD – Associação de Encarregados da Proteção de Dados.

Os destinatários são quadros técnicos e especializados do sector público empresarial ou privado, quadros intermédios e superiores das estruturas do Estado e da Sociedade Civil, nomeadamente Oficiais das Forças Armadas e de Forças e Serviços de Segurança, Diplomatas, Gestores, Juristas, Magistrados, responsáveis por infraestruturas críticas, e demais interessados.