Águas do Douro e Paiva moderniza nova Sala de Comando

Notícias Videovigilância

A Sala de Comando da empresa Águas do Douro e Paiva, localizada na Estação de Tratamento de Águas de Lever, vai ser alvo de intervenção estrutural e tecnológica. Um investimento total de quase meio milhão de euros vai permitir reunir num só espaço a monitorização e o controlo de um número elevado de infraestruturas.

A renovação completa do espaço, a partir do qual são remotamente monitorizados e controlados os sistemas hidráulicos do Sistema Multimunicipal, incluirá um novo layout técnico e novos equipamentos, mais ergonómicos e funcionais.

A melhoria do espaço interior, a substituição do mobiliário, da iluminação e dos equipamentos de visualização e controlo vão proporcionar um maior conforto e bem-estar àqueles que asseguram as operações do abastecimento de água, 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo ao mesmo tempo maior fiabilidade técnica.

Além das mudanças físicas, a nova sala será equipada com sistemas actualizados, no valor de 294 mil euros, designadamente de Telegestão, Comunicações e Videovigilância, com o objectivo de garantir as melhores condições de controlo e segurança das infra-estruturas críticas responsáveis pelo abastecimento de água a 1,7 milhões de habitantes.

No sentido de promover a integração e a eficiência dos processos associados à exploração, a empresa Águas do Douro e Paiva passa a executar as suas actividades operacionais através de um sistema mais moderno, fiável e tecnologicamente avançado.

É relevante destacar que a infra-estrutura tecnológica da Águas do Douro e Paiva está suportada numa rede contínua de fibra óptica com 473,5 km, exclusivamente dedicada ao abastecimento de água, que se estende por 22 municípios e interliga 200 instalações, onde operam 4.000 equipamentos industriais e informáticos. Este sistema, disponível em tempo real e 100% virtual, gere um total de mais de 47.000 variáveis.