MSC e GSBN unem forças na segurança do transporte de baterias de lítio

Notícias

A MSC Mediterranean Shipping Company, com sede na Suíça, juntou-se à Global Shipping Business Network (GSBN), uma plataforma global sem fins lucrativos baseada em blockchain, para testar o Processo Integrado de Verificação de Certificação de Transporte Seguro com o objectivo de aumentar a segurança no transporte de baterias de lítio.

A presença crescente de baterias de iões de lítio transportadas em navios porta-contentores, no meio de declarações erradas crescentes, tornou-se uma grande preocupação para a indústria naval devido ao risco de incêndio. Na sua colaboração, a MSC integrou o seu processo de reserva de transporte de baterias de lítio com a GSBN, que tem um acesso alargado aos principais laboratórios de testes e fornecedores de certificação da China, incluindo a SICIT e a Pony Testing.

Isso significa que, após o teste, os certificados de transporte seguro imutável podem ser compartilhados directamente na rede blockchain do GSBN e podem ser acessados durante a reserva pela MSC. A GSBM disse que isso substituirá um processo frequentemente baseado em papel, no qual esses certificados são difíceis de verificar e apresentam riscos como perda, rotulagem incorrecta e fraude. A intenção é alargar a colaboração a um grupo mais vasto de certificados, bem como expandir a rede para aumentar a cobertura para os transportadores.

“A procura sem precedentes de transportes de lítio introduziu novos desafios para o sector e para aqueles que nele trabalham. O nosso objectivo é, através destas colaborações, aproveitar a tecnologia para apoiar o esforço global de sustentabilidade e marcar uma nova era na segurança do transporte marítimo. Ao olharmos para o futuro, pretendemos alargar a nossa colaboração a ainda mais companhias de navegação e fornecedores de certificação a nível global para garantir que cada viagem salvaguarda vidas”, afirmou Bertrand Chen, CEO da GSBN.

“A nossa colaboração com a GSBN oferece o melhor dos dois mundos. Podemos oferecer aos clientes uma experiência mais simplificada a partir do ponto de reserva, ao mesmo tempo que garantimos que a carga que requer manuseamento especial pode ser transportada em segurança. Isso só foi possível graças à rede blockchain da GSBN e, através dela, ao seu acesso aos principais laboratórios de testes e fornecedores de certificação na China, um dos maiores exportadores mundiais de mercadorias com baterias de iões de lítio”, disse Dirk Van de Velde, Diretor de Saúde, Segurança, Proteção e Meio Ambiente da MSC.

O último anúncio baseia-se em colaborações anteriores com membros como a COSCO Shipping e a OOCL. Nomeadamente, no ano passado, a COSCO SHIPPING Lines (COSCO SHIPPING), a Orient Overseas Container Line (OOCL) e o Shanghai Research Institute of Chemical Industry Testing Co., Ltd (SICIT), juntaram-se à GSBN para melhorar a segurança do transporte de carga química, aproveitando a tecnologia blockchain.